Atividades de aprendizagem
1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação,
competição e outro de conflito. Escreva uma pequena
justificativa para ter selecionado cada uma das situações
identificadas.
R:Como trabalho em uma área de manutenção mecânica, observei que o ambiente ergonômico espacial de nosso local de trabalho estava abaixo do mínimo necessário para que desenvolvêssemos nosso trabalho sem o risco de acidentes, entrei em contato com o técnico de segurança do trabalho responsável pela tomada de decisões, reunimos nosso grupo de mantenedores mecânicos e traçamos uma meta a ser atingida a curto prazo(A limpeza e organização do ambiente de trabalho),médio prazo(a manutenção do ambiente sempre saudável,tanto na parte material, quanto nas relações interpessoais),a longo prazo a melhoria da prestação de nossos serviços.
Fixamos respectivamente os prazos de 60 dias, 120 dias e 180 dias para avaliarmos os resultados, no final do tempo estipulado todas as metas foram alcançadas, e fomos parabenizados pelo secretario responsável pelo nosso setor, pela iniciativa pioneira e que mostrou plausível de ser implementada.
5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que
feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.
R:O que me ocorre no momento foi a implementação e o reconhecimento pelo MEC dos cursos a distância no país, através de ações bem elaboradas que permitiram o acesso ao ensino superior de parcela significativa da população, com um crescimento vertiginoso nos últimos anos.
O feedback(impacto,retroalimentação) gerado por tais políticas foi o lançamento de um novo olhar sobre a educação, com a utilização de novas ferramentas, o uso sistemático da internet através de plataformas de ensino, de fácil compreensão e manuseio por parte da classe de estudantes interessados.
Por meio do ensino a distância o trabalhador tem uma chance real de ascensão educo - profissional, pois a mesma lhe permite adequar seu tempo, e sua interação com seus objetivos para que alcance o sucesso almejado,tudo isso em seu ambiente preferido, casa ,lan house etc.
6) Leia o texto Conflito no Pará aguarda ação do governo. Cresce
tensão na gleba Nova Olinda, onde omissão dos governos acirra
atritos entre comunidades, madeireiros e grileiros. Até quando?
Disponível em: <http://tinyurl.com/y8vzsyp>. Identifique e caracterize
os atores envolvidos, conforme o quadro abaixo:
Ator | Preferência | Recursos de poder | |
Madeireiros | Exploração ilegal de recursos da floresta sendo, vegetais ou minerais, bem como tomar posse de forma irregular de terras do governo (grilagem) | Grande poder político, social econômico, além do poder coercitivo ilegal, através de pistoleiros. | |
Trabalhadores Rurais | Buscam serem assentados de forma legal em terras do governo. | São em sua maioria participantes do MST, que através de manifestações ,passeatas e ocupações, buscam chamar a tenção do governo federal para o problema da reforma agrária. | |
Índios | Teoricamente os guardiões da floresta,entretanto pouco fazem são tutelados pelo estado e enganados pelos grileiros. | Possuem na FUNAI, o interlocutor de suas demandas junto ao poder publico. | |
ONGs | Defesa da biodiversidade da floresta. | Apoio da mídia mundial a suas demandas, grande poder financeiro advindo de doações vindas de todo o mundo, maior representante é o Greenpeace. | |
IBAMA | Órgão de fiscalização e regulamentação da utilização dos recursos florestais. | A lei, porém nas ultimas décadas tem se revelado um reduto de corruptos, que nada fazem diante do avanço dos desmatadores da floresta, por vezes até facilitando mediante propina suas ações. | |
7) Faça um levantamento dos conceitos que foram novidade para você nessa Unidade. Faça uma síntese deles. Discuta com seus colegas de turma e com seu tutor.
R:Inputs= demandas ou entradas,outputs= soluções ou saídas,Withinput de demanda= gerado dentro do sistema,Withinput de apoio= passivos ou ativos,Black Box=caixa preta,policy cicle=ciclo das políticas,feed back= impacto, retroalimentação, Free rider= pequenos grupos,street-level bureaucracy=burocracia a nível de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário