quarta-feira, 28 de setembro de 2011

atividades, 1 ,2 e 3


Atividade I
O filme vida de caõ do grande cineasta charles spencer chaplin,traça um paradoxo entre um cão e um desempregado trapalhão, que mesmo em tempos de dureza, pois o filme da a entender que o mesmo esta desempregado,e passando por necessidades extremas, procurando alimento no lixo,dormindo na rua, roubando alimentos,Ainda assim o mesmo se solidariza com o cão,nos dando uma lição de companheirismo  e de solidariedade,provando que mesmo em situações de extrema carência existe sempre alguém em situação pior do que aque estamos passando.
Aqui mesmo em três corações existe um ponto em que um grupo formado por jovens de ambos os sexos,alguns que até já foram profissionais, cairam no vicio das drogas e do alcool, e vivem na area central da cidade medingando, e pelo que pude observar a população parece anestesiada com a situação, como se esses cidadãos não fizessem parte do cotidiano de nossa cidade, como se fossem cidadãos invisivéis,isso só vem provar que com o tempo a sociedade perde o que ela tem de mais caro,a sensibilidade e a humanidade, que nos diferencia dos animais,ou seja tornamo-nos irracionais.
Tarefa 2-dilema das políticas sociais

1.      Escrevam, em uma lauda, considerações sobre as vantagens e desvantagens dos diversos modelos de Estado de Bem Estar Social, frente às condições macroeconômicas impostas pela “Nova Ordem Mundial” (globalização, financeirização etc.).R.: O Estado tem como prerrogativa inalienável o dever/poder garantidor de ser o tutor de toda comunidade dentro de seus limites territoriais oferecendo garantias que assegurem a totalidade de direitos que vão desde o direito a propriedade, bem como o maior deles que é o direito a vida. Cada Estado adotou por si só o modelo que melhor se adaptava ao seu momento político, e posteriormente aplicou as correções que lhes era convenientes, dentro daquilo que é peculiar ao estado do bem estar social, ou seja o patrocínio da segurança, saúde, educação, etc.
Temos que os modelos propostos  por Esping-Andersen são:
a) Regime das sociais-democracias;
b) Regimes democratas;
c) Regimes liberais.

Todos esses regimes procuraram discutir os direitos sociais dos indivíduos,estratificando a força de trabalho em diferentes níveis de especificidade,estes regimes discutiam os direitos sociais dos trabalhadores,visto que o estado o Estado do Bem-Estar Social passou a ser visto como oneroso,ineficiente, inflacionário,porta de entrada de políticas populistas e inimigo do estado econômico. Diante do surgimento de uma nova Ordem, um mundo Globalizado, principalmente no que concerne as políticas econômico-sociais, todos sofreriam (sofrem) as conseqüências dos problemas ligados a nova ordem social, com a política do estado mínimo, isto é  a diminuição drástica dos serviços ofertados pelo poder Estatal que fatalmente  causaria o desemprego.neste caso o regime liberal seria o que melhor  se adaptaria a tal  momento político momentaneamente vivido pelos  Estados.

Sabemos que as políticas implementadas no  estado do bem estar social, nada mais são do que resultantes de politics e policyes,  que são  respostas de decisões e questões político- econômicas e que vem a guisa de modificarem a vida da sociedade em determinado momento histórico. Globalização é: “A globalização da economia, a vertiginosa expansão do comércio internacional, a rapidez dos fluxos de capitais, a crescente automatização das redes financeiras e de circulação, o imenso poder das sociedades anônimas transnacionais [...]” (COHEN, [s.d.]). A globalização veio para interferir na vida da sociedade e principalmente na daqueles de menor poder financeiro. Então o que vemos na atualidade como as economias “conectadas”, uma medida ou decisão econômica tomada no Japão ou Cingapura pode em questão de minutos refletir em todo planeta.
2. Discuta, em uma lauda, as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que hoje encontramos no país.Podemos afirmar que ações direcionadas para o campo dos direitos sociais só passaram a fazer parte de nosso ideário político no início da década de 1930 (inicio da era Getulista), quando os direitos sociais foram disponibilizados para um leque maior de membros da sociedade de então,pois antes o que vigorava era o patrimonialismo imperial e depois o oligárquico.
2.      O que Getulio Vargas fez, foi centralizar todas as decisões de cunho político e social em suas mãos criando mecanismos e posteriormente estendendo-os para estados e municípios, temos ai os institutos de seguridade social, a justiça do trabalho, o salário mínimo, como podemos ver de cima para baixo não deixando espaço para contestação e também os sindicatos.
3.      O governo Vargas pautou nos 15 anos de sua era, pela forte industrialização do país, bem como investimentos em áreas estratégicas como a siderurgia, o que convenhamos mudaram a percepção do que era  o país, quando a organização da sociedade,pois o país passou de agrário exportador a uma rápida industrialização,e o país que era de população eminentemente rural,viu-se em meio ao êxodo rural, com a população do campo mudando-se para as cidades em busca de melhores oportunidades.
O grande problema deixado como legado pela “Era Vargas” que é o de certa exclusão do cidadão comum do mercado de trabalho. Essa multidão de excluídos era a base política do getulismo, pois dependiam diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos seus direitos mais elementares tais como saúde, segurança, educação, habitação.

Herdamos a tendência a aderirmos as políticas sociais que possuidoras de características meritocráticas, e dos programas assistencialistas e sociais vindos de ONGs e outros que partem por iniciativas diretas da população.Na atualidade poucas são as ações emanadas do Estado, e que mal cobrem as demandas causadas pela explosão demográfica,crescimento industrial,urbanização,etc.
4.      Em suma o Estado como esta hoje definido não consegue suprir seus cidadãos do mínimo a que têm direito.
3. REFERENCIAS: ARRETCHE, M. T. S. Emergência e desenvolvimento do Welfare State: teorias-explicativas.Disponível-em:http://www.fflch.usp.br/dcp/assets/docs/Marta/Arretche_1996_BIB.pdf.
CHOSSUDOVSKY, M. A. A globalização da pobreza e a nova ordem mundial. Disponível em: http://blog.controversia.com.br/2009/03/01/a-globalizao-da-pobreza-e-a-nova-ordem-mundial-2/. COHEN, J. L. Sociedade civil e globalização. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52582003000300001&script=sci_arttext&tlng=pt%23tx11.

LUSTOSA, E. M. B.; FERREIRA, M. M. A importância da assistência social na efetivação dos direitos-humanos-no,Brasil.-Disponível-em: http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/GT-5/GT-05-02.htm.
Tarefa 3
Em relação aos dilemas das políticas de saúde e educação:
1-    Escreva, em uma lauda, sobre a atuação da Estratégia de Saúde da Família ESF (antigo Programa de Saúde da Família–PSF) e seu impacto nas necessidades de saúde da população brasileira.
R: O Programa Saúde da Família ou PSF, teve início no Brasil no ano de 1994, como uma das propostas programáticas do governo federal para que estados e municípios programassem o atendimento da saúde em sua base, ou seja através do atendimento e acompanhamento familiar,em modelo adotado com sucesso na ilha de cuba.
 O Programa de saúde da família foi concebido para ser  a principal estratégia de reorganização laboral e de procedimentos na prestação de serviços e na  reorientação das práticas profissionais quanto ao nível assistencial, promoção da saúde, através da prevenção de doenças e reabilitação, quando necessário.
È, portanto  um programa que traz consigo um gama enorme de desafios a serem superados para que consiga consolidar-se em um país de dimensões continentais e multifacetado como o Brasil.Este programa nada mais é do que uma estratégia do governo federal em união com estados e municípios  visando à reorganização da saúde em seu atendimento primário ou seja básico,é  por isso é considerado como uma nova etapa que busca a melhora da prestação dos serviços de saúde para que eles passem  se maximize e torne mais eficiente,  e atendam efetivamente de forma satisfatória o consumidor final ou seja  a população. O Programa de saúde da família tem como seu principal enfoque a organização de Equipes de Saúde da Família (ESF),para que possa e assim cumprir o princípio da integralidade do SUS que preconiza que o atendimento à saúde tem que abranger todos os aspectos da saúde  humana.

Para ter embasamento para a realização desta atividade fui até a secretária de saúde do município, onde verifiquei que desde sua implementação o programa vem perdendo gradativamente sua força e eficácia, mesmo apresentando resultados positivos no que tange ao controle da hipertensão em pessoas da terceira idade, campanhas contra doenças sexualmente transmissíveis,assistência neo natal a pessoas de baixa renda, bem como o controle da mortalidade infantil no município. Porém por falta de pessoal qualificado e um interesse mais efetivo por parte do poder executivo municipal vários outros casos ainda não são devidamente tratados quanto a uma atenção mais  integralizada à saúde da população.Outra vertente por mim observada como problema é que o programa  ainda não atingiu seu caráter quanto a  promoção da saúde, trabalha-se ainda de forma direta  no combate a doença, e não em sua  prevenção, assim há cada vez mais a demanda de pacientes já portadores de doenças, quando o ideal seria buscar sua prevenção


2. Discuta, em uma lauda, o modelo de educação fundamental brasileiro e as estratégias governamentais de capacitação de seus professores como interferentes no processo de formação do cidadão. Compare a situação brasileira com pelo menos outra experiência estrangeira.

R.: Em todos estudos por mim realizados sobre a educação no país constatei que há uma busca desde sempre dos mais diversos governos em melhorar os indicadores de nossa educação bem como ,políticas de capacitação do corpo docente,qualificando-os para que possam oferecer melhor ensinamento,principalmente nos anos ou series iniciais,ou seja na educação infantil e no ensino fundamental,o projeto veredas é um deles,procurando atualizar o quadro de profissionais da educação.

Vale citar:
No Brasil um dos projetos é o da Educação continuada e segundo o portal do MEC:

“Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos(eja), educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. “O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação.”, disponível em http://portal.mec.gov.br/index. Php?Option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

O ensino fundamenta hoje no Brasil tem seu inicio aos seis anos para as crianças com a duração de 9 anos, indo da 1ª a 9ª série, quando se inicia o ensino médio. Segundo informa a secretária de educação básica do MEC: “A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

Podemos traçar ai um paralelo de nosso  sistema com  o do ensino infantil Canadense que segundo pesquisei aborda o citado baixo:

“O Sistema de Educação Infantil Maple Bear foi desenvolvido por duas canadenses especializadas em Educação Infantil. Este programa acadêmico tem como base as pesquisas mais recentes sobre a primeira infância, nas quais se constata que o aprendizado global das crianças deve acontecer em um ambiente que busca encorajar o interesse inato que elas têm em aprender. Para estimular as crianças a participarem das atividades na escola, há uma variedade de centros e áreas de aprendizagem, como Matemática, Ciências e Tecnologia, Artes, Conscientização Pessoal e Social, Habilidades Físicas entre outros. Esses centros suprem diferentes necessidades, interesses e faixas etárias de desenvolvimento das crianças. ”
(...)A Maple Bear Canadian School, escola bilíngue canadense, está presente em quase todos os estados brasileiros, com mais de 40 escolas certificadas na educação infantil e no ensino fundamental.
Toda escola Maple Bear conjuga qualificação constante dos professores na filosofia educacional canadense e rigorosa conformidade com o currículo nacional. Em salas de aula projetadas e equipadas segundo a moderna tecnologia de ensino, Maple Bear oferece a seus estudantes o prestigioso método de educação canadense.
Encontre uma escola e agende agora mesmo uma visita. Milhares de outros pais já encontraram na Maple Bear Canadian School o que há de melhor no mundo para assegurar a suas crianças a capacitação requerida pelos desafios do futuro.”


Compararativamente o ensino básico Brasileiro, confrontados com o de países de primeiro mundo,constatamos que muito ainda há de ser feito principalmente no que tange a qualidade,entretanto vemos que a luz no fim do túnel, pois o governo tem se empenhado em destinar recursos para a melhoria deste que é nosso calcanhar de aquilles
Um dos principais passos seria aumentar o tempo de permanência dos alunos em sala de aula, isso já seria de muita valia.
FONTES:
http://www.oakschool.com.br/Site/PTBR/
 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=162&cod_cliente=47
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_co

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