quinta-feira, 27 de outubro de 2011

(...) O que é o Censo? - A palavra censo vem do latim census e quer dizer “conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação”. O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros (cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²). Para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do país. Um trabalho gigantesco, que envolve cerca de 230 mil pessoas, bem diferente da pesquisa amostral, que, como o próprio nome indica, investiga uma amostra da população e, a partir de modelos estatísticos, chega à representação do todo.
Para que serve o Censo? - O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. São coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.
Que políticas públicas podem ser geradas a partir dos resultados do Censo? - Através do Censo, o poder público pode identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice. E também selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social.
O Censo interfere nos repasses de verbas públicas? - Ao contar a população, o Censo produz resultados que servem de parâmetro para saber quanto cada cidade receberá de repasse federal. São os resultados do Censo que fornecem as referências para as estimativas populacionais realizadas nos anos seguintes, com base nas quais o Tribunal de Contas da União (TCU) define as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. Além de fornecer informações imprescindíveis para a distribuição orçamentária das pastas da Educação, Cultura, Saúde e Infraestrutura, baseadas no número e distribuição da população.
O Censo interfere na representação política? - Sim. São os resultados do Censo que fornecem as referências para as estimativas populacionais, com base nas quais é definido o número de deputados federais, estaduais e vereadores de cada estado e município.
Como a iniciativa privada utiliza os dados do Censo? - Os dados do Censo fornecem parâmetros para as decisões de investimentos do setor privado, como a seleção de locais para a instalação de fábricas, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes etc.
Como os censos surgiram no Brasil? - Antes de 1870, as estatísticas sobre a população brasileira eram conjecturais, destinadas a atender aos interesses de nossa então metrópole, Portugal. Sob recomendação da coroa portuguesa, autoridades eclesiásticas no Brasil contaram a população em 1776, e estimou-se que no Brasil viviam 1.900.000 “almas”.
Quando ocorreu o primeiro Censo no Brasil? - O IBGE considera que o primeiro Censo Demográfico do Brasil foi realizado em 1872, época em que o país era uma monarquia governada pelo imperador D. Pedro II. Além de perguntas sobre sexo, idade, escolaridade e estado civil, religião e deficiência física, o questionário incluía a pergunta se a pessoa era livre ou escrava. Já o primeiro Censo a ser realizado pelo IBGE foi o de 1940.
Quantos Censos já ocorreram no Brasil? - Já ocorreram 11 Censos no Brasil*. “Na tabela abaixo, você encontra os anos em que eles ocorreram e qual foi a população do Brasil apurada nessas ocasiões”
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/guia_do_censo_2010_a. php
Podemos afirmar que a Pnad é parte do conjunto do programa nacional de pesquisas contínuas, objetivando principalmente duas vertentes:
A-) Fornecer durante o período intercensitario as informações necessárias as ações de planejamento,isto desde 1967.
      Ir mais a fundo em temas superficialmente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados pelo IBGE.
      A pesquisa nacional por amostra de domicílios-Pnad é feita para investigar com periodicidade anual e de forma permanente, as características gerais de alguns indicadores tais como o da educação, do trabalho, dos rendimentos financeiros, da habitação, bem como de outros com periodicidade variável, sempre de acordo com as necessidades por informações do país, como as características sobre a mobilidade geográfica (migração),crescimento da população,casamentos,divórcios,saúde, segurança alimentar entre outros.
      Quanto a sua logística ,para a realização do Censo, a equipe e ou pesquisadores fazem visitas a todos os domicílios do país,ocasião em que aplicam um questionário onde são armazenados temporariamente os dados,que posteriormente serão analisados e estando tudo tendo dos parâmetros desejados, publicados.
      Isto posto podemos afirmar que dentro do censo faz-se também de forma simultânea a Pnad,explico:normalmente o recenseador esta munido de dois questionários básicos, um do censo geral, e outro mais abrangente da pesquisa por amostragem,e por isso mais completo a diferença básica esta ai,nem tanto pela periodicidade e sim pela quantidade e qualidade dos dados coletados.
     
      As definições de vocês estão perfeitas, estão focando bem o tema.
      E aproveitando o assunto vamos discutir sobre:
      Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB)
      Pesquisa Assistência Médica Sanitária (AMS)
      Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC)
      Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)
      Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)
      Pesquisa Mensal de Emprego (PME)
      Vamos discutir suas finalidades, objetivos e aplicação em união.
      Lembrando que, o aluno que ainda não participou, deve responder o tema central do fórum para depois responder essa questão.
      Abraços a todos e aproveitem o feriado...
      Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano 2000, junto às empresas responsáveis pelo abastecimento de água. Foram escolhidas algumas variáveis que demonstram as operações envolvidas na cadeia de produção e distribuição de água (rede de distribuição, poço, chafariz, caminhão, rios, entre outros, além dos sem declaração); o sistema de esgoto (rede de esgoto, fossa séptica, fossa seca,vala, lançamento em curso de água, outras soluções alternativas para o esgoto e sem declaração) e sobre o tratamento de água (abastecidos com tratamento convencional, simples desinfecção cloração, sem tratamento com fluoretação e sem nenhum tratamento). Contudo, a utilização destas informações deve ser cautelosa, uma vez que a resposta a essas questões é obtida através de entrevistas com os gestores destas empresas, responsáveis pelo abastecimento dos municípios do país. Adiciona-se a isto, o fato de que as informações serem disponibilizadas por distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário