quinta-feira, 27 de outubro de 2011


      A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). È um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente desde o final de 1995 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É fruto de um convênio entre a Fundação João Pinheiro, Fundação SEADE, DIEESE e SEDESE/SINE Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes.

A metodologia da PED tem como objetivo identificar e acompanhar comportamentos típicos de um mercado de trabalho pouco estruturado, que prima por uma grande disponibilidade de mão-de-obra, estrutura produtiva marcada por grandes diferenças e baixa formalização das relações no trabalho.

Apenas metade dos trabalhadores tem acesso às garantias oferecidas pela legislação do trabalho via contrato formal. Ainda assim, a grande maioria está submetida à alta rotatividade e baixos salários.

Os assalariados sem carteira de trabalho assinada e o trabalhadores autônomos constituem parte expressiva do conjunto de ocupados. A precariedade dessas formas de inserção leva à descontinuidade nas relações de trabalho e instabilidade nos rendimentos.

Tendo em vista essas características do nosso mercado de trabalho, sua dinâmica não pode ser suficientemente captada se adotadas as noções usuais de emprego - exercício de qualquer atividade por no mínimo uma hora na semana da entrevista - e desemprego - ausência de trabalho combinada à procura e disponibilidade para trabalhar. Ou seja, a dicotomia emprego/desemprego aberto é insuficiente para descrevê-lo.

Frente às limitações impostas às análises sobre o mercado de trabalho brasileiro pelo uso dos conceitos mais tradicionais, o propósito básico da PED traduz-se na construção de indicadores mais adequados à situação nacional.

Diante do movimento de precarização do mercado de trabalho brasileiro, a maior amplitude metodológica da PED tem se mostrado bastante adequada à captação das mudanças em curso. Os principais conceitos utilizados pela PED são:

PIA - incorpora as crianças de 10 a 14 anos, segmento com idade inferior à legalmente estipulada como mínima para trabalhar no país. Embora tenha pouco efeito quantitativo sobre os indicadores globais, a inclusão deste segmento decorre da consideração que a presença dessa parcela populacional no mercado de trabalho é resultado da própria realidade social do país.
     
      Devemos sempre saber que mesmo possuindo um grande numero e produção de pesquisas domiciliares e cadastrais, cada uma delas tem objetivos e peculiaridades bem definidas, isto faz com que as diversas fontes de dados nem sempre possam possuam grau de comparatividade entre si.
      O Brasil possui uma grande produção de pesquisas domiciliares e cadastrais, No entanto,
      Cada pesquisa tem objetivos bem definidos, fazendo com que as diversas fontes de dados nem sempre sejam exatamente compatíveis entre si. O pesquisador que necessite usar combinações ou comparar indicadores de duas ou mais fontes deve saber  lidar com as diferentes  definições das variáveis.
      Assim podemos indicar as diferenças nas metodologias da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), aplicada em 2002 e 2003, e do Censo Demográfico de 2000, além de fazer  investigações  paralelas somando a evolução de alguns indicadores com o auxílio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD),amplificando assim seu leque de opções no banco de dados.
      A PNAD procura com a aplicação dos dados colhidos em seu questionário amostral atualizar as informações levantadas pelo Censo Demográfico, buscando as variáveis ao nível do país, unidades da Federação e principais regiões metropolitanas.
       Como a amostra é muito menor que a usada por ocasião do censo (atenção friso em números de amostras colhidas, não em termos qualitativos), já que o censo tem abrangência nacional, porém com dados genéricos.
      Nota:trabalhando como agente do IBGE no censo de 1980 pude vivenciar in loco a realidade do município de três corações a época, tanto na área rural quanto na urbana,como curiosidade posso dizer o seguinte.a cidade é dividida em zonas censitárias, estas zonas em quarteirões e os quarteirões em unidades, a cada quatro unidades destacamos uma para se fazer a Pnad,então ficava assim,três unidades censo geral,sendo uma a  realidade amplificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário